Boa parte da população brasileira deve imaginar que as palavras “lei” e “fiscal” remetem a um enorme bicho de sete cabeças. Talvez isso se deva à falta de conhecimento sobre finanças e legislação, que são muito pouco trabalhadas durante a nossa educação básica, salvo algumas exceções. Pois bem, estamos aqui hoje para te dizer que não há motivos para temer as Leis de Incentivo Fiscal. Certamente, existem muitas vantagens em fazer uso dos incentivos fiscais, e milhares de pessoas cumprem os critérios para fazer as doações utilizando parte do seu imposto de renda.
Dito isso, você pode estar se questionando sobre o que é preciso para fazer o direcionamento de parte do Imposto de Renda (doações) e como esse processo pode ser difícil e demorado. Então, exatamente por esse motivo, nós gostaríamos de te apresentar a plataforma de doação do IR do BEM, que veio para facilitar o uso dos incentivos fiscais por pessoas físicas – e o MELHOR: leva apenas cerca de 2 MINUTOS para fazer o incentivo. É claro, algumas pessoas levam um tempinho a mais, principalmente as mais indecisas, pois, como costumamos dizer, a parte mais demorada é escolher dentre tantos projetos incríveis que estão disponíveis para serem incentivados. Entretanto, para ficar ainda melhor, a plataforma do IR do BEM disponibilizou a alternativa “Encontre o projeto ideal para você”, que realiza uma busca personalizada de acordo com algumas informações-chave que você insere sobre os seus interesses e gostos. Então, automaticamente, eis que surgem os melhores projetos para você incentivar.
Mas então, eu posso fazer a minha doação sozinho, sem assistência contábil e/ou jurídica? A resposta é SIM. Entretanto, nossa indicação é que se você dispõe deste tipo de assistência, é importante que a informe sobre o seu interesse em fazer o uso dos incentivos fiscais. Porém, caso opte por iniciar o processo por conta própria, não há nenhuma restrição. Na verdade, a plataforma do IR do BEM foi estruturada para facilitar o processo de doação, logo, é possível fazer isso de forma fácil e intuitiva.
O primeiro passo é fazer um cadastro como “incentivador” no site do IR do BEM. Após isso, o processo de doação consiste em três etapas que costumamos resumir usando as palavras: CALCULE, ESCOLHA E INCENTIVE. Primeiramente, é necessário realizar um cálculo para descobrir quanto você pode incentivar (lembramos que o máximo de doação restituída é de 6% no imposto devido). Não é necessário temer, pois o IR do BEM tem uma calculadora automatizada para isso, basta inserir os valores do seu imposto de renda e descobrir o resultado. Já a segunda etapa, comentada anteriormente, é a escolha do projeto que receberá o incentivo. Por fim, você insere o valor que gostaria de doar e recebe os dados bancários para realizar o depósito. Em alguns dias você poderá consultar o recibo de mecenato, que é seu comprovante do pagamento do IR através do incentivo fiscal, na área do cliente (acesso pelo site do IR do BEM), e então, na época da declaração basta anexá-lo no seu imposto de renda para receber a sua restituição ou abater do IR a pagar.
O direcionamento do Imposto de Renda (conhecido por doação) por meio dos incentivos fiscais tem sido uma ferramenta de transformação social poderosa. Lembramos que participar do processo de distribuição dos valores arrecadados pelos impostos é uma forma de exercer a nossa cidadania e o direito democrático de investir, com transparência, o nosso dinheiro. Enquanto você tiver rendimentos, você terá que pagar o Imposto de Renda, de forma obrigatória. Por isso falamos que a ação de DOAR É UM ATO DE AMOR, porque acontece voluntariamente, direto do coração. Portanto, gostaríamos que você nos ajudasse a levar essa importante mensagem para mais pessoas, porque assim nós poderemos fazer do Brasil um lugar melhor para se viver.
Então, dê o próximo passo. Venha conosco e MULTIPLIQUE AMOR!
Leave a reply