Uma casa não deve ser construída a partir do telhado, mas sim do alicerce, das fundações. Essa estrutura é que dará sustentação para os próximos andares, suas nuances arquitetônicas e opulentas. O que estamos falando é que no Brasil, pulamos etapas, ignoramos a base, que deveriam estar fundamentada em educação e cultura. Ao buscarmos um entendimento acerca do tema vemos que no Brasil a alfabetização é recente, se dando a partir dos anos 30, com a implantação de uma estrutura de escolarização mais estruturada a partir dos anos 60. Porém nesse, contexto entra de forma avassaladora a era do audiovisual, que acaba definitivamente assumindo o protagonismo como modelo de busca de informação para as pessoas.
Ao cruzarmos nossa realidade com a de países mais desenvolvidos, notamos um traço marcante, que é o da leitura. Principalmente na Europa, a leitura tem papel destacado e primordial neste ensejo vitorioso. A leitura entra como a grande fonte de inserção de conhecimento nos indivíduos e deve ser incentivado desde a infância, para que haja um entrelaçamento entre os aprendizados com o gosto e o hábito para a atividade. De acordo com dados extraídos da pesquisa Retratos da Leitura 44% da população brasileira não lê e 30% jamais comprou um livro.
Outro levantamento feito no Estados Unidos, junto a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) coloca que para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. Talvez isso explique um pouco das nossas limitações financeiras e algumas justificativas para a dificuldades sociais que vivemos nas mais variadas áreas como: saúde, segurança e educação.
Neste contexto entendemos que o incentivo a leitura é a melhor forma de vincular o individuo ao desenvolvimento racional e cognitivo que podem gerar um desenvolvimento e autonomia pessoal. A leitura contribui diretamente na formação do caráter e dos valores do individuo. Ela desenvolve a criatividade e imaginação apurando definitivamente o conhecimento. Quando trabalhada na infância potencializamos ainda mais nossa sociedade, pois aí estamos fortalecendo a base na escala e ordem devida.
Dados revelam que livros infantis são o principal motor para aqueles que de certa forma abraçaram a leitura como hábito, pois 33% alega que foram influenciados a iniciarem a leitura no período da infância.
A partir desta realidade e analisando o quadro atual, a VR PROJETOS elaborou o projeto AMIGO DA LEITURA, através do incentivo pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Sua empresa ou você(pessoa física) podem destinar parte do seu Imposto de Renda para oportunizar a compra de acervos de livros para serem doados as escolas públicas do Brasil. Além da entrega dos livros, o projeto preve capacitação aos professores das escolas, bem como atividades lúdicas que promovam a formação de novos leitores e reforço no hábito da leitura.
Comungamos do mesmo pensamento de Karl Menninger: “ Tudo que você faz por uma criançã, ela fará pela sociedade.”
Leave a reply